Implementação de Sinalização na Envolvente das Pedreiras em Situação Crítica

Implementação de Sinalização na Envolvente das Pedreiras em Situação Crítica

A derrocada parcial da Estrada Municipal 255, em Borba, no dia 19 de novembro do ano passado, da qual resultaram cinco mortos, expôs a necessidade de apurar a situação real das pedreiras existentes em todo o território continental, a fim de permitir a avaliação da necessidade de intervenção, tendo sempre como objetivo essencial a proteção de pessoas e bens e do ambiente.

O levantamento realizado pelo Governo aponta para a existência de cerca de 2.500 pedreiras, das quais 57% são licenciadas pela Administração Pública central e 43% são pela Administração Pública local. 

A 09 de maio de 2019 a EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S. A. (EDM, S. A.), adjudicou à Viamarca, S.A pelo valor de cerca de 120.000,00€ a empreitada de Implementação de Sinalização na Envolvente das Pedreiras em Situação Crítica.

A empreitada em causa foi desenvolvida em articulação com as câmaras municipais das 38 regiões envolvidas nas cerca de 150 pedreiras em situação crítica distribuidas de norte a sul do País, desde Ponte de Lima, Vila Pouca de Aguiar, Vila Nova de Foz Coa, passando por Leiria, Torres Vedras e Sintra até Ferreira do Alentejo e Almodóvar,

O plano de sinalização pressupôs a colocação de mais de 820 sinais verticais nas principais zonas de risco

Entretanto, em outubro foi decidida nova adjudicação à VIAMARCA para a Implementação de Sinalização Complementar na envolvente das pedreiras em situação critica, pelo valor de 17.613.00€, desta vez para a implementação de sinalização horizontal e vertical com leds.

 

Data da notícia: 25 Outubro 2019